O dia se espatifa: Da difícil arte de escrever

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Da difícil arte de escrever

Duas pessoas do meu círculo de convivência que escrevem magistralmente dizem que escrever, para eles, é absurdamente difícil, praticamente uma tortura. Para quem lê os textos deles, porém, é complicado acreditar nisso. Porque são textos saborosos, fáceis de compreender, ainda que densos e repletos de informação (no caso do jornalista), de sentimento (no caso do ficcionista) e de novo vocabulário (sempre aprendo palavras novas com ambos).



Sempre que penso nos dois Sérgios em questão, o Augusto (o jornalista) e o Faraco (o ficcionista), fico com vergonha das mal traçadas que lanço neste espaço para os meus leais 17 leitores. Imagino que essa consciência que têm da complexidade do ofício que exercem com tanto brilho é o que os coloca num patamar muito, mas muito acima deste em que eu me encontro.



Em tempos de Feira do Livro, em cujas sessões de autógrafos costumo brincar que há mais autores do que leitores - parece que hoje em dia tem mais gente publicando livro do que tendo filho e plantando árvore -, eu me pego questionando: para quantos dos publicados é tão difícil escrever como para os meus queridos amigos Sérgios? Ou será que essa suposta dificuldade de que os dois falam na verdade é falsa modéstia, só um jeito de consolar os pobres mortais, de que a gente só não escreve como eles porque não sofre e não porque não pode?



*



Dos dois são os livros que deixo hoje como dicas do que procurar na feira.



Do Sérgio Augusto: Lado B e As Penas do Ofício.



Do Sérgio Faraco: Lágrimas na ChuvaContos Completos.

2 comentários:

  1. Cássia... são 18 leitores! Podes me incluir na tua lista!!!!

    Mas sobre a arte de escrever.. Eu acho muito difícil.. acho difícil escrever com a alma, dar voz ao coração.. meus 2 leitores do blog devem concordar, apesar de um adorar por ser minha mãe!!

    To pegando todas as tuas dicas de livro..

    E me peguei pensando... se os "Sérgios" acham difícil... quem dirá eu?!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Liliana Garbin27/10/2008, 12:41

    Olá,Cássia!!!!!!18 leitores,eu passo pelo teu blog todos os dias.
    Abraço,Lili.

    ResponderExcluir