O dia se espatifa: Muita calma nesta hora

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Muita calma nesta hora

Fazia tempo que não me empolgava com um assunto político. A saída da redação, no final de 2006, para trabalhar em outra área da empresa certamente tem a ver com isso. Agora, talvez por efeito da volta das férias coincidirem com um fato tão repercutido como a gravação que o vice-governador Paulo Feijó fez secretamente de uma conversa pessoal que teve com um de seus subordinados, o chefe da Casa Civil, Cézar Busatto, estou devorando tudo o que aparece de informação desde a tarde. Até o Conversas Cruzadas vi do começo ao fim, coisa que não fazia havia muito tempo.

Estou apavorada com o quanto se opina veementemente sobre o que não se entende, baseando-se apenas em paixões e preconceitos. Ler os comentários deixados nos posts do blog da Rosane - onde é possível ter um belo panorama do que aconteceu durante esta sexta - é assustador. Porque as pessoas falam em derrubar governo e "acabar com tudo o que está aí" com uma futilidade que só pode ser explicada pela ignorância.

Provavelmente por conta da minha falta de paixão política - ser repórter da área faz isso com a pessoa - ainda não tenho opinião fechada sobre o que está acontecendo. Acreditem em mim, ainda não dá para ter. Indignação é saudável e faz a gente andar para frente, e quem me conhece sabe o quanto sou movida a indignação, mas indignação sem foco ou catalisada por uma paixão ou um prejulgamento não é indignação, é burrice.

Confio na cobertura da imprensa e nos meus (poucos) conhecimentos sobre política para conseguir consolidar uma opinião sobre o assunto em breve. É quase certo que não irei externá-la aqui, porque não creio que seja o fórum. Este é um blog pessoal, e eu aqui falo sobre coisas pessoais.

Só resolvi fazer este post agora para pedir muita calma nesta hora em que generalizações estúpidas tendem a fazer com que sejam ditas imbecilidades e lugares-comum reveladores da falta de raciocínio do tipo "político nenhum presta" e "essa corja de corruptos" que, essencialmente, não significam coisa alguma. E principalmente porque gente que faz esse tipo de comentário me irrita tanto quanto gente que não sabe andar de elevador ou se comportar em bufês.

Mais uma vez, então: muita calma nesta hora.


Postado por Cássia Zanon

2 comentários:

  1. E eu me impressiono com a surpresa das pessoas em relação ao conteúdo da conversa daquelas duas raposas.
    Quem não sabe que política, no Brasil (talvez no mundo) é um emaranhado de jogo sujo? Quem não sabe que políticos jogam conforme o momento e sempre sujam as mãos, querendo ou não? Quem não sabe da crise ética na política brasileira?
    It`s soooooooo last... century!!!
    Essa conversa gravada é apenas mais um exemplo patético de tudo isso. Só não vê quem não quer.

    ResponderExcluir
  2. Gostei de ler isso aqui. Mas, bueno, mesmo de longe, torco por uma boa cobertura, pela calma dos eleitores e pelo fim da hipocrisia, sim.

    ResponderExcluir