O dia se espatifa: 30 anos num post

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

30 anos num post

Porque eu curto um meme, passei ali na Marcia Benetti, que eu não visitava havia um tempão, e aceitei o convite genérico dela.

O que você estava fazendo em...

1978?
Tinha quatro anos de idade, freqüentava o %22Reino da Criança%22, em Canoas, e estava aprendendo a conviver com o fato de ter uma irmã. Lia algumas coisas e escrevia meu nome com os ésses virados. Tive uma das melhores festas de aniversário da minha vida, na qual vesti um vestido branco que achava a coisa mais linda do mundo.

1983?
A família se mudou de São Paulo, onde morava desde 1980, para Sorocaba, no interior. Lembro exatamente da sensação que tive ao andar pela primeira vez pelas ruas que me pareceram tão desertas em comparação com a loucura anterior. Aos nove anos morei numa casa com pátio pela primeira vez, e não sabia muito bem o que fazer com tanto espaço.

1988?
Na oitava série de um colégio que só tinha o primeiro grau completo, aproveitei ao máximo a "senioridade", as paqueras e as festas de uma turma de 40 alunos dos quais muitos são amigos até hoje. Consolidei a minha amizade com a Leticia, minha grande amiga até hoje, e li Elias Canetti, coisa que só hoje vejo como afetou a minha vida. Via ao menos um filme por dia, muitos da videoteca do meu pai. No final do ano, passamos uns dias num hotel fazenda e tomamos porre de keep cooler.

1993?
De volta a Porto Alegre desde 1990, estava no segundo ano da faculdade de jornalismo, dando aulas de inglês e aprendendo a cuidar de mim mesma. Era uma fase de muita festa e ainda pouco compromisso. Tinha convicção de que iria morar no Exterior, o que acabou não acontecendo. A determinação em ser crítica de cinema me levava a toda e qualquer sessão em exibição na cidade. Lia tudo sobre cinema que me passava pela frente. Nesta época ainda fingia gostar de filmes chatos de grandes cineastas cabeça para não parecer ignorante.

1998?
Trabalhava na editoria de Política de Zero Hora, onde presenciei a transição do governo de Antônio Britto ao governo Olívio Dutra. Foi um belo aprendizado sobre como lidar com grandes diferenças. Fiz até a metade de um curso de História da Arte na PUC, que abandonei quando uma das colegas perguntou se um Frida Khalo combinaria com uma parede ocre que ela tinha em casa. Já estava ajuntada com o Márcio, numa busca ensandecida pela nossa casa. Devo ter visto mais ou menos uns 130 apartamentos durante o ano. Tive uma crise de TOC, que já passou ;-)

2003?
Pedi demissão do Terra, onde trabalhava desde 2000, para virar tradutora full time. Morávamos em São Paulo, e as duas horas e tanto de trânsito todos os dias estavam me fazendo mal. No dia 1º de maio, voltamos a Porto Alegre. No final do ano, carente da convivência com gente, retomei o jornalismo. Voltei a ser repórter de Política por três meses, no Correio do Povo, mas o vírus da Internet me pegou de novo e, antes de o ano terminar, estava contratada para trabalhar no clicRBS.

Passo adiante para todos os que quiserem participar e, mais especificamente, para a Carol, a Robs, a Fezoca, a Ane, o <a href=%22http://www.insanus.org/firpo/

Postado por Cássia Zanon

7 comentários:

  1. coisa boa um meme de fofoca. :P

    ResponderExcluir
  2. Prometo responder! Mas não vai ser sobre TV, do contrário até 83 vou ter que confessar (de novo) que via Xuxa e Chaves, o que diminui minha credibilidade, hehehe.

    ResponderExcluir
  3. Cassia, tentarei. Mas isso vai ser muito revelador... ;-0
    um beijo e obrigada pelo convite.

    ResponderExcluir
  4. Cassia, voltei so pra comentar que tbm trabalhei brevemente no Terra em SP, quando ainda nao era Terra, era Zaz. foi em 96! ;-) beijo,

    ResponderExcluir
  5. Tu não me repassou mas eu vou responder -do meu jeito, claro. Aguarde

    E não seriam TRINTA anos num post?

    ResponderExcluir
  6. Amiga, minha listinha tá lá no meu blog! Adorei fazer, a gente acaba lembrando de cada coisa :)

    ResponderExcluir