O dia se espatifa: Das boas práticas blogueiras

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Das boas práticas blogueiras

Um dos itens que aparecem na minha lista de tarefas dos últimos dias é fazer um manual de boas práticas para blogueiros. Apesar de blogueira há quatro anos, nunca tinha parado para sistematizar o que aprendi nesse tempo todo. Para ser sincera, desconfiava se realmente havia aprendido algo de valor. Lembrava de um sem número de artigos lidos sobre o assunto ao longo desse período, mas faltava organização na cachola.

Pois eis que fiz uma pesquisa cuidadosa e encontrei um punhado de conceitos que já são consenso e descobri que a maioria deles já havia adotado há muito tempo – meio que inconscientemente, é verdade. Como sempre vi meu blog como um canal para me comunicar com amigos e pessoas com interesses semelhantes, nunca me preocupei realmente como %22atrair audiência%22. Mas não é que várias das coisas que faço estão na lista abaixo?

Não pensem que há aqui a intenção de se fazer um documento definitivo sobre melhores práticas para blogs. Pelo contrário. A lista que segue é apenas o começo de um trabalho que ainda vai custar para ficar pronto, e sequer está devidamente organizado. Por enquanto, vamos chamá-la simplesmente de %22Boas práticas%22.

Além disso, por favor, por favor, por favor, colaborem com mais sugestões, contestem pontos que considerarem equivocados e me ajudem a chegar o mais perto possível do ideal? Por favor? Em retorno, minha eterna gratidão. E o crédito, é claro ;-)

*

Além de muitas coisas que tirei sabe Deus de onde, já que o conhecimento estava fincado nos neurônios há muito tempo, com as referências todas misturadas, usei dicas que encontrei dos sites/blogs Como aparecer na primeira página do Google?, CyberJournalist.net e Online Journalism Review.


Postado por Cássia Zanon

2 comentários:

  1. Cassiola, com o perdão da minha inexperiência e falta de paciência com o meu próprio blog, aquele corongo: acho que tem regras demais. Está parecendo manual de redação de jornalão. Muitas ordens para um ambiente - a internet - no qual prevalece a desordem e o progresso.
    Como única boa prática blogueira, eu recomendaria sinceridade. Escreva como se ninguém estivesse lendo e sem intenção de impressionar alguém. Só. E já nem levaria o meu conselho a sério. Se é regra, evite-a. E viva a ênclise.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Cássia, fico feliz em ver meu humilde bloguinho listado junto a tão outras boas referências. Vou conferir sua lista e, se tiver alguma idéia, volto a escrever para você, ok? Grande abraço,

    ResponderExcluir