O dia se espatifa: Critérios, urgente

terça-feira, 20 de novembro de 2007

Critérios, urgente

Surgiu em Porto Alegre um projeto bem bacana de conscientização sobre os perigos do trânsito. É o Vida Urgente, criado por Régis e Diza Gonzaga em 1996, depois da morte do filho Thiago, aos 19 anos, num acidente. O nariz de cêra é para os meus poucos leitores de fora do Estado, para contextualizar.

Ocorre que o Vida Urgente tem um símbolo que já é bastante conhecido por aqui: uma borboleta. E essa borboleta pode ser vista em vários pontos da cidade, inclusive – e principalmente – colada na forma de adesivo em carros de gente, supostamente, engajada na causa.

Explico o supostamente.

Nos últimos dias, presenciei três atitudes no mínimo questionáveis no trânsito da cidade:

(1) um motorista percorreu vários quilômetros da Av. Nonoai a 30 quilômetros por hora na pista da esquerda, provocando várias ultrapassagens (muitas irritadas) pela direita;

(2) outro estacionou o carro em cima de uma calçada no bairro Assunção, deixando pouquíssimo espaço para pedestre, já que a calçada é estreita;

(3) o terceiro, quando acionei o pisca-pisca para trocar de pista na Av. Cavalhada, enfiou o pé no acelerador e resolveu me ultrapassar em vez de seguir no mesmo ritmo e permitir que eu fizesse a manobra com segurança.

Claro que vi vários outros casos parecidos. Só que esses três têm um ponto em comum: todos envolviam veículos que ostentavam a borboleta da campanha.

Fiquei pensando que talvez fosse legal o Vida Urgente adotar alguns critérios para distribuir os adesivos. Porque coisas como as três citadas acima acabam prejudicando a imagem de um trabalho tão sério.


Postado por Cássia Zanon

3 comentários:

  1. é como esses imbecis com adesivos tipo viva o rio grande, como é lindo o meu brasil, e que jogam lixo pela janela do carro. uma coisa não cola com a outra, só a imbecilidade explica, já que o idiota não faz idéia do que queira dizer SER BONITO ou valorizar o que quer que seja. só matando mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Tadeu Zanoni21/11/2007, 15:53

    Obrigado pela deferência aos leitores de outros estados...

    ResponderExcluir
  3. claudia helena29/10/2008, 07:10

    parabéns pela reportagem "desvendando Diza". São estas reportagens que os leitores precisam. Ela é uma guerreira, com trabalho consistente e verdadeiro.

    ResponderExcluir