O dia se espatifa: Falou e disse

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Falou e disse

O "jornalista dos jornalistas" John Lee Anderson foi categórico hoje diante da platéia do Fronteiras do Pensamento: não existe essa tal de neutralidade jornalística. Segundo ele, pode-se até falar em "objetividade", mas, disse o homem, até isso é uma utopia.

Ouvir alguém do quilate dele dizer isso lava a alma de uma jornalista que, como eu, insiste em ter time de futebol e votar nas eleições. Não só por isso, mas também pela análise sobre o papel de seu país, os Estados Unidos, no mundo pós 9/11 e a avaliação de que, apesar de cheio de informações à disposição, o público não consegue interpretá-las, a palestra dele foi uma das melhores do evento até agora.

5 comentários:

  1. puxa... é inacreditável que ainda hoje seja necessário alguém dizer que neutralidade não existe. o mais maluco é quando os próprios veículos tentam se bancar com ares de imparcialidade.

    ResponderExcluir
  2. Neutralidade da imprensa em geral, é a mesma verdade de que a justiça é cega, e tarda mas não falha, de que a cuca era muito má, o Tio Barnabé tinha aquela tosse porque vivia gripado, e não por causa daquele tabaco todo que colocava pra dentro, e que o Rabicó não era uma porco viado!

    ResponderExcluir
  3. Márcio acaba de me corrigir: é Jon, não John.

    ResponderExcluir
  4. Sabe, isso é um saco! Abdicar de preferências, gostos, opiniões, acho que isso desumaniza a gente. Essa tal objetividade é mais uma daquelas coisas que contribuem pra que a sociedade continue vendo no jornalista um herói, um ser elevado, bla, bla, bla.
    Mas a gente agüenta!

    *Adorei, Cásia!*

    ResponderExcluir
  5. Nem conhecia esse cara, valeu pela "apresentação".

    ResponderExcluir