O dia se espatifa: Retrospectiva 2006

sábado, 30 de dezembro de 2006

Retrospectiva 2006

Meu primeiro trabalho como jornalista contratada foi fazendo pesquisa de imagens da Retrospectiva 1995, na RBS TV. Aqui entre nós, não gosto de ler nem ver retrospectivas, mas adoro fazer. Vai daqui, entonces, a minha, para quem gosta delas.

Olhando para o meu umbigo, 2006 foi um ano abençoado. Aos 32 anos, encontrei uma tranqüilidade – ou pelo menos meios de chegar mais perto dela – que não imaginava ser possível para alguém tão agitada como eu. Aprendi a aceitar as minhas limitações e a trabalhar para superá-las sem a pressa que acabava me atrapalhando. Descobri finalmente que se eu der um passo de cada vez, o caminho fatalmente se encurta, mesmo que não na velocidade que eu gostaria.

Foi um ano de vitórias muito desejadas. A eleição do meu sogro, que conheci quando ele sofria a pena impostar por uma injustiça e a quem admiro dia a dia. O campeonato mundial do meu time, que meu pai deve ter adorado ter visto, onde quer que esteja.

Em 2006 também me reaproximei de muita gente e de muitas coisas. Reabri o lado afetivo que eu tinha fechado inconscientemente quando meu pai morreu, há uma década, e descobri que ainda sei gostar por gostar. Ao fazer isso, redescobri amizades antigas e enxerguei belos companheiros que estavam tão perto e tão distantes.

Teve também uma bela viagem de férias, e uma mudança profissional que está se mostrando desafiadora. Quatro traduções que gostei muito de fazer. Bons livros, bons filmes, boas comidas. Aperfeiçoei a minha galinha assada e vi que há muito prazer em fazer comidinhas triviais.

Aprendi a respirar. Com isso, comecei a ver muitas coisas com mais clareza. A afastar com mais facilidade implicâncias e indignações que, por mais justas que possam ser, acabam prejudicando apenas a mim e a quem eu amo.

Claro que faltou tempo. E sei que vai continuar faltando. Mas agora pelo menos eu consigo falar nisso sem reclamar. Porque também aprendi que reclamar da falta de tempo é um desperdício de tempo.

5 comentários:

  1. Balanços, retrospectivas... inevitável passar por isso, não adianta tentar fugir - tá incrustado no inconsciente coletivo! Mas, pelo lido, bela prespectiva que adotaste na tua! Parabéns pelas conquistas de 2006! Tudo de muito bom em 2007!

    ResponderExcluir
  2. "aprendi que reclamar da falta de tempo é um desperdício de tempo"

    Tomara que eu aprenda isso em 2007!

    ResponderExcluir
  3. Olha eu aqui descobrindo coisas em comum! :-) Como diria a manezinha, "tás fazendo ioga, Nêga?" Pois foi lá que eu aprendi a respirar, mas isso foi há três anos... e acho que desaprendi.
    Feliz 2007

    ResponderExcluir
  4. hum... também diz retrospectivas na zh... numa época que o márcio adora lembrar de nossos laços... hehehehe...

    ResponderExcluir
  5. ops... quero dizer, FIZ retrospectivas...

    ResponderExcluir